Terroir é um termo de origem francesa (lê-se terroar).
Falando de maneira “simplista”, trata
basicamente do conjunto solo, clima, microclima, altitude e relevo onde se
faz determinado vinho.
O terroir, na ampliação do conceito
desenvolvido por geógrafos franceses, é um conjunto
de terras sob a ação de uma coletividade social congregada por relações
familiares e culturais e por tradições de defesa comum e de solidariedade da
exploração de seus produtos.
Nos
dias atuais o termo terroir remete a uma conotação positiva em relação ao
vinho. Contudo, isto não foi sempre assim. Na França do século XIX, o termo era
associado a um vinho que não tinha o caráter nobre (cru) para ser consumido
pelas pessoas da cidade, mas referia-se ao vinho com "gosto de
terroir", na época associado a um caráter qualitativo pejorativo - a um
vinho para ser consumido por gente do interior.
O
termo terroir veio a ganhar conotação positiva nos últimos 60 anos, quando a
valorização da delimitação dos vinhedos nas denominações de origem de vinhos na
França veio a balizar critérios associados à qualidade de um vinho, incluindo o
solo e a variedade, dentre outros. A palavra terroir passa a exprimir a
interação entre o meio natural e os fatores humanos. E esse é um dos aspectos
essenciais do terroir, de não abranger somente aspectos do meio natural (clima,
solo, relevo), mas também, de forma simultânea, os fatores humanos da produção
- incluindo a escolha das variedades, aspectos agronômicos e aspectos de
elaboração dos produtos. Na verdade o terroir é revelado, no vinho, pelo homem,
pelo saber-fazer local. O terroir através dos vinhos se opõe a tudo o que é
uniformização, padronização e é convergente ao natural, ao que tem origem, ao
que é original, ao típico, ao que tem caráter distintivo e ao que é
característico.
Vejo
o terroir como a comunhão de duas
realidades altruístas: o melhor da natureza com o melhor do humano. A busca da
expressão perfeita da civilização num copo de vinho.
Terroir e preço
Ao conceito Terroir está também associado o de
“preço alto”. Sabe-se que todos querem fazer vinhos de Terroir – pelo menos na
imaginação. A famosa classificação dos
Crus (Terroirs) bordaleses de 1855 foi sistematizada a partir dos preços de
venda estabelecidos durante um século pelo poderoso Império Britânico, seu
comprador. Claro que os preços correspondiam à notoriedade alcançada em muitas
décadas a partir de uma qualidade ligada a um conceito geológico.
Portanto Terroir não é apenas clima, solo, planta
e homem, mas sim também, história e mercado.
História e savoir-faire
O terroir, como um conceito cultural
(principalmente na França), considera que a maior parte das pessoas vive para a
produção dos vinhos, que para elas não é uma simples mercadoria, mas uma obra
de arte da qual participam e se orgulham. A produção destes vinhos é parte da
cultura local e está relacionada com a identificação que estas pessoas possuem
com sua região e seu país. Este é o motivo pelo qual podemos compreender
o tratamento dado pela resistência francesa aos vinhos durante a Segunda Guerra
Mundial. As garrafas foram um tesouro bem protegido e escondido dos alemães!
Obviamente, o sentido de preservação não
consistia apenas em conservar um bem material, mas o símbolo de uma identidade,
de um orgulho nacional. Não entregá-lo era, em certa medida, poupar a própria
alma dos franceses, ou ao menos daqueles grupos que se vinculavam culturalmente
aos terroirs! E é por isso que o termo é tão complexo, unir os elementos
naturais ao “savoir-faire” (saber fazer), como dizem os franceses, é o que faz
toda a diferença. Conseguir expressar em um vinho as características do
solo, sua estrutura, sua exposição ao sol, vento e chuva, sua orientação
geográfica, sua topografia, o clima, e o micro-clima da região, através das
intervenções humanas, seja o vigneron (viticultor) homem ou mulher, realmente é
algo que vai muito além de “clima”.
E isso é terroir, não é tão simples quanto se imaginava.
Que tal pegar agora uma garrafa de um bom vinho e desfrutar de todas as sensações que um bom terroir pode lhe proporcionar?
Saúde!
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